Gravidez e a anemia talassemica minor

4 comments

 post informativo, não médico e sem verdades absolutas. Uma vez que a visões clínicas mudam conforme a leitura médica.

Bom,  já que eu e o lindo marido entramos  na fase de começar a planejar o futuro baby para daqui  1 ano 1 ano e meio(calma, nem começamos a tentar é a fase da tabelinha do Excel... haha e se é que existe um planejamento para ser pai ou ter filhos...) fomos então atrás de algumas informações e quando vi  lá estava eu no consultório. Nossa mas já? Já e eu explico o porque.
Uma mulher normal, não eu hehe, quando planeja o filhote pode começar toda preparação fisiológica 3 meses antes de suspender o método contraceptivo.  No meu caso, e de tantas outras brasileiras portadoras da talassemia minor o cuidado precisa ser mais meticuloso quando se fala em gestação.

Entendendo a Talassemia minor, ou traços talassêmicos
é uma doença da hemoglobina. 
A Hemoglobina existe nos glóbulos vermelhos e serve para transportar Oxigênio e Dióxido de Carbono.  Na Talassemia a hemoglobina é produzida em menor quantidade. È uma doença benigna e deve ser diferenciada de uma deficiência de ferro.
Por isso, muitos portadores são assintomáticos, não sentem absolutamente nada, ou são mais fadigados, cansados e sentem mais sono (essa sou eu), pois os glóbulos vermelhos transportam com mais lentidão ou em menor quantidade o oxigênio o que pode ou não resultar num cansaço em demasia.

Tratamento
Como é uma anemia que você nasce com ela, não pega, o tratamento sempre é o acompanhamento ao hematologista que pode receitar alguns suplementos dentre eles o principal o ácido fólico.
O ácido fólico auxilia na produção de hemácia deixando o sistema sanguíneo mais equilibrado.

A gravidez
Em suma a suplementação de vitaminas e do ácido fólico, que seria administrado normalmente numa gravidez planejada, para a portadora de talassemia minor o tratamento vem bem antes para que o equilíbrio sanguíneos seja de maior eficácia antes da concepção,assim,  a gravidez acontece com mais tranquilidade e o desenvolvimento fetal corre menos riscos de má formação.
É importante fazer um mapeamento sanguineo do pai , se caso ele também for um portador da talessemia minor, a criança tem chances de desenvolver a talassemia major que é muito mais séria.
Caso a gravidez  venha sem o convite, o pré-natal  vai ter um acompanhamento específico

Voltando para mim...
Então lá fui eu já começar as avaliações, primeiro no endócrino que já pediu um hemograma gigante e vai me auxiliar na dieta tanto para perda e manutenção de peso até eu dizer que chegou a hora! EEEE e vou marcando as consultas com hemato, gineco e etc. segundo a boa vontade da porcaria do meu convenio
Bom, muitas águas vão rolar até eu dizer que to grávida, mas posso dizer que só pelo fato de começar já muda muita coisa em mim!

  • Consulte seu médico ou um posto de saúde caso tenha dúvidas




4 comentários:

  1. Amei a matéria, eu assim como você também tenho talassemia e eu sempre fui bem desligada para cuidar da minha saúde e agora que estou pensando em ser mamãe a preocupação tomou conta visto que não será uma gravidez "normal" e requer mais atenção.

    ResponderExcluir
  2. Oi !

    Tenho a mesma talassemia alfa, e estou grávida... Sem disposição nenhuma, muito cansada e fadigada. E vc já engravidou?

    ResponderExcluir
  3. Oii meninas, tenho talassemia Beta Minor, entretanto passei por muitos médicos, onde me dizeram que apenas com uma boa alimentação e o uso de Femme Fólico, já bastaria para minha gravidez.
    desconfio que esteja gravida já rsrs, estou 3 dias atrasada e ansiosa, pois queremos muito essa gravidez que já vem sendo planejada a anos...

    Vou ao médico na sexta e vou pedir instruções para saber o que mais devo tomar para a gravidez...
    já comprei um teste de farmácia, nele diz que posso fazer já.. mas acho q vou esperar mais 2 dias para realizar o teste... fico frustrada em pensar no NEGATIVO.
    Aaaah, tenho sentido sono absurdo, e amooo comer M&M's... estava eu comendo quando do nada me deu uma náusea por esta comendo aqui... não acreditei que tinha que parar de comer pq não aguentava mais...

    Bom meninas, espero que possa ajudar vocês...

    Beijinhos, Carla Beatriz

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,eu tenho talassemia minor.Estou Gestante de quatro meses,estou fazendo pré natal no SUS,me encaminharam para hemato mas ainda não saiu a vaga.Estou tomandoFemmerffolico Será que vou ter que tomar mais algum suplemento?

    ResponderExcluir