A saga pelo humanizado

Leave a Comment
Tá sendo sofrido, dificil e ao mesmo tempo um momento que algumas certezas vão deixando mais claro o caminho que quero seguir na gestação.
Esse filho(a) está em nossas conversas há muito tempo e chegou a hora de começar a falar da gravidez pra valer. Sempre quisemos, mas como todo casal algumas adapatações demoram a acontecer, no nosso caso foi o entrosamento de idéias ,sonhos e muito alinhamento, não para o filho, mas para nós enquanto seres humanos! Finanças, familia e etc. Não, não está tudo perfeito, não ganhamos na mega, não trocamos o carro, não recebemos promoção salarial, nosso apê de 60 metros não ganhou mais um quarto...nenhum ideal está real, estamos apenas alinhados no querer e é o que basta! Sem muito, entendemos que queremos tentar.
Agora, senta que o assunto é demorado a beça.
Faz um ano e demos um up grade no plano de saude já prevendo a gravidez. A principio estavamos preocupados com a minha estadia no hospital. Queria um quarto só pra mim com visitas a hora que quisessem! Ah, e também quem sabe melhores médicos. Ficamos então bem satisfeitos!
Até que a gente precisa. Aí a história muda de figura!
Como profissional da area de saude, assisti muitos partos. Na época me convenci de que um parto normal é muito melhor, não queria cesarea por nada. Sempre entendi quando alguem me dizia que não conseguiu o parto normal " cordão enrolado", "Deu 38 semanas e o bebê nada de querer sair", "ela era enorme, mais de 4 quilos". Justificativa médica, até então, não eram argumentadas e isso era tudo.
Até que vi o parto da Sabrina, que foi minha professora na faculdade. E sempre quando alguem diz sobre o vídeo, eu falo com muito orgulho que tive aula com ela, e por saber que sempre lutou pela humanização, pela saúde pública e tantas outras coisas que vivenciei como aluna dela.
Além de toda beleza do video, me veio outra questão: o respeito. Tudo ali era respeitado, a mãe, o marido, o bebe, o tempo do bebe e da mãe...E fui indo a fundo, bem fundo até entender dinamica do parto natural e humanizado. E estava decidido: eu me encontrei, quero parir, quero que meu filho(a) e eu sejamos protagonistas deste nascimento, sem intervenções desnecessárias.
Agora, que médico que topa um parto assim?
E é o que estou buscando no momento. Varias listas de Campinas e São Paulo, mas quem sabe eu encontro uma alma viva aqui em Jundiaí.
Não sei de tudo, tô aprendendo, tô experimentando, lendo e estudando! E é o que acredito que vai ser melhor para mim, para minha vida.
Adoraria que fosse em casa, mas meu marido ainda resiste. Não tem problema, temos tempo para decidir.
Enquanto isso, deixo um video todo especial

O Renascimento do Parto, um trailler de um documentário que ainda não estreiou, mas que sem sombra de duvidas expressa muito do que penso sobre o parto.
 

0 comentários:

Postar um comentário