mãe: o ser solitário

4 comments
Não tenho pretensão alguma de generalizar, mas vou escrever na terceira pessoa pra que você aí, que está do lado de cá da maternidade e se sente sozinha, não se sinta sozinha.
Cada filho é diferente, cada mãe se encontra na maternidade por um caminho, mas para muitas ser mãe é um ser sozinho.
A gente se sente perdida, na tentativa e no erro. E a cada erro vem a culpa e lidar com ela enfraquece. Nos perguntamos se nascemos para isso, pedimos perdão para nossos filhos na mesma proporção que fazemos preces para que recebam proteção divina.
E no cotidiano entre troca de fraldas e mamá, numa linguagem exclusiva de mãe e filho você se sente sozinha porque se dá conta que  está ha mais de oito horas sem conversar com outro ser adulto. Mas não é qualquer adulto, teria que ser um que entende teu choro, tua carencia, tua mudança drástica, porque muitas vezes não validam esse turbilhão de sentimentos da qual somos tomadas.
A gravida podia enlouquecer a mãe não. Esse direito nos foi tirado e até quando você diz que está cansada e que não vê a hora que alguem chegue na sua casa, não raramente aquele olhar dê "coitada desta criança" é scnaeado dos pés a cabeça e sim voce sabe que é pra ignorar e deixar pra lá, mas não consegue e volta pra casa se sentindo mal e questionando se há algo errado em se sentir cansada, de algumas vezes passar o cuidado do seu filho nas mãos de outras pessoas, ou quando você se sente feliz que por alguns minutos fica na internet vendo qualquer outra coisa futil que não esteja ligado a maternidade.
Esses sentimentos são só nossos! Eles não podem aparecer e aí vem a solidão, não aquela que escolhemos, mas aquela que somos quase que obrigadas a passar e tudo isso não quer dizer que estamos infelizes e sim que está pesado AQUELE momento, AQUELE dia. E motivo do peso as vezes passa longe do bebe mas está relacionado a ele quando por exemplo  recusou o peito o dia todo e de um lado o choro da fome e o teu choro por não saber mais o que fazer.
Mao ao inves do apoio recebemos uma punição por simplismente não dar conta e somos para sempre alguem que deveria ter pensado melhor antes de ter filhos.
As vezes é só um colo, um olhar menos inquisitivo e julgador. Tirar a maternidade deste lugar divinal, que é autosuficiente, que não chora, que não ri, que não se cansa e acima de tudo que não fala sobre suas emoções porque sua única emoção é amor incondicional por seu filho.
Quando me perguntam da pior parte de ser mãe eu respondo: não ser compreendida e silenciada.
Pra você que quer apoiar uma mãe, pratique a empatia, de colo e não conselhos imediatos, não se assuste quando uma mae disser que quer sair correndo, chora porque hoje ela fez a melhor papinha e o bebe não comeu nada ou deprimida porque chegou a hora de trabalhar e deixar o bebe na escolinha. Isso não resume a vida dela mas um momento difícil a qual esta passando.
Afinal, a mãe ainda tem nome próprio, uma história, sonhos, desejos e todos os outros sentimentos que qualquer um tem. Não ganhamos bônus de paciência, docilidade e ternura ao se tornar mãe, mas a todo dia nos transformamos para desenvolver estes e mais tantos outros atributos para criar outro ser humano.


***

É só um desabafo dos períodos de sombra. Se quiser conversar sobre isso ou dividir estamos aqui ;)

4 comentários:

  1. Amei o último parágrafo! Há um tendência de se esquecer disso, dos outros e nossa também!!

    Ah! Se quiser "companhia virtual", pode me escrever, que de choro e colo (de mãe e de filho) tô entendendo bem! rs

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito dificil alguns periodos e muitas mães se sentem culpadas por alguns sentimentos, chega a ser triste. Mas é como você disse, não damos conta, não nos percebemos.
      Acho que colo é sempre bem vindo, eu aceito!!!!!

      Excluir
  2. Lis, nossa que post maravilhoso! Só tem uma coisinha que eu discordo de você: acho que até a grávida tem também essa dificuldade. Vejo que desde quando a mulher engravida a sociedade a envolve num manto sagrado, e ela passa a ser só uma grávida. Deixa de ser ser humano, e até mulher.
    Sabe tem dia que eu penso que vou enlouquecer! O amor é lindo e é grandão, mas o cansaço me pega de jeito.
    Precisamos, pelo menos nós mulheres, de nos unir e apoiar uma a outra. Sem julgamentos!
    Beijos, Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita!!! Vc tem razão, a grávida também sofre. Mas como escrevi no prisma da minha vivencia, aqui rolava até um preconceito, sabe? Se eu estava mais sentimental ou estressada rolava um "deixa, ela está grávida". Mas de qualquer maneira, qual o problema??? Somos podadas da mesma forma...
      Temos que nos unir mesmo! Praticar empatia! Mas sinto que muitas pessoas se assuntam com esses sentimentos que temos.
      Obrigada pelo carinho de sempre e bom saber que é mais uma que posso falar desses dias de sombra. bjos

      Excluir